As vending machines ainda têm um grande espaço a ocupar no mercado brasileiro, concorda?
Principalmente se compararmos com o mercado americano, por exemplo. Um dos movimentos mais mais bacanas que vi ultimamente nesse segmento foi a vending machine “verde”.
Uma vending machine com um posicionamento claro que vender alimentos saudáveis. Achei bem bacana a ideia, além do que acredito demais que se posicionar corretamente é fundamental para qualquer negócio.
Como já ouvimos muito falar por aí, quem quer ser tudo para todo mundo, corre um grande risco de acabar não sendo nada para ninguém e é aí que estão risco.
Se posicionar é definir claramente, quem é o seu Cliente, que produtos e/ou serviços você vende para ele e com que diferenciais. Acertar no posicionamento aumenta e muito as chances de melhorar resultados nos negócios.
A vending machine “verde” é um ótimo exemplo de posicionamento. Enquanto a maioria das máquinas tentam vender de tudo um pouco, essa se posicionou como uma opção saudável em alimentos.
Como o posicionamento definido, fica bem mais fácil definir os produtos que serão vendidos, a comunicação visual e que diferenciais podem ser oferecidos. Dá uma olhadinha no vídeo que fiz falando sobre isso.
Qual o posicionamento do seu negócio?
Se INS-pire e depois TRANS-pire, afinal movimento gera movimento!
Fred Alecrim
Artigo original: Ponto de Referência